penne primavera

♫ Little Dragon | Crystafilm

Abobrinha e berinjela são praticamente as rainhas da minha cozinha. Juntas ou separadas rendem inúmeras receitas gostosas, que vão desde patês e petiscos a pratos elaborados. As opções são as mais diversas: berinjela recheada, patê de abobrinha, sopa, lasanha verde… Tudo saboroso, leve e saudável. Aproveitando que o tempo em Goiânia está chuvoso e friozinho, nada melhor que um macarrão caseiro para alegrar os corações, coisa que esse Penne Primavera faz muito bem.

DSC00644

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
1 lata de tomate pelado
3 colheres de azeitonas verdes picadas
1 abobrinha
1 berinjela
1/3 de pimentão verde
sal, pimenta e orégano a gosto
1 pacote de penne (se integral, melhor)

Corte a abobrinha e a berinjela em rodelas finas; o pimentão, em cubos. Tempere-os com sal e pimenta e reserve. Frite o alho, a pimenta dedo-de-moça cortada em cubos sem semente e o orégano. Adicione as azeitonas e os tomates pelados cortados em tiras (reserve o suco da lata). Deixe cozinhar bem. Quando o tomate estiver quase derretendo, acrescente o suco e tempere a gosto com sal, pimenta do reino e Tabasco. Para corrigir a acidez do molho, coloque uma pitada de açúcar ou uma colher de chá de mel.

A base do molho está pronta, agora é só acrescentar as verduras, começando pela abobrinha. Depois de três minutos, adicione a berinjela e o pimentão e deixe por mais três minutos. É importante conservá-los al dente. Verduras moles demais não são tão interessantes. Desligue o fogo e acrescente a massa. Sirva com um fio de azeite e parmesão ralado na hora. Rende seis porções.

Advertisements