mercado central | goiânia

♫ Gilberto Gil | Baião da Penha

Nosso Mercado Central é pequeno, apertado e abafado, mas não deixa de ser um dos lugares mais interessantes de passear. Afinal de contas, onde mais você vai achar dezenas de ervas medicinais (dezenas!) ao lado de doces, conservas e berrantes? Sem falar no artesanato, nos sapatinhos de couro, nos objetos exotéricos e até no rolo de fumo (até hoje fico meio hipnotizada quando vejo rolo de fumo… não sei se pela grandiosidade, se pela feiura ou se pelo cheiro – não sei se acho bom ou ruim). E ainda tem um segundo andar, ocupado em sua maioria por açougues: há uma especializada em suínos, outra em peixe, outra em cortes especiais e carnes exóticas. É interessante andar pelo local e ver as coisas que simbolizam tanto a nossa terra (a tradição regional tem seu charme), como os pequis em conserva, a arnica seca, pimenta fresca, doce de abóbora e, claro, a empada.

Acho que a “praça de alimentação” é o verdadeiro coração do Mercado. São umas cinco lanchonetes especializadas só nesse quitute, cada uma mais antiga que a outra. A mais famosa é a do Alberto, com várias fotos de celebridades penduradas, inclusive de presidentes da Ditadura Militar (pasmem!). Esses dias, contudo, fui dar uma voltar por lá, mas cheguei tarde e a única lanchonete que ainda estava aberta era a última, meio esquecida, Empada do Dominguinhos. Acho que foi a empada de frango com pequi mais gostosa que já comi (deu até água na boca de lembrar).

O Mercado é um lugar muito especial, localizado em outro lugar também especial (no centro, ao redor de vários outros pontos tradicionais de Goiânia, como o restaurante Bologna – um dia escrevo sobre ele). Andar por seus corredores e sentir os cheiros diferentes dos produtos à venda é mágico. Encerrar com uma bela empada então, não há coisa melhor. Fazendo a apresentadora de programa matinal clichê, lanço a pérola: a felicidade está nas pequenas coisas 🙂

mercado5

mercado2
DSC00036

mercado1

DSC01203

mercado3

mercado4

DSC01211

DSC01215

DSC00023

Advertisements