jamie oliver para visitas | frango dourado com vegetais e batata gratinada (fino!)

♫ Thelonious Monk | ‘Round midnight

photofrango1

Sou viciada em programa de culinária e um dos meus preferidos – claro – é o do Jamie Oliver. Ultimamente anda passando mais episódios da série 15 Munitos do que qualquer outra no GNT. No começo tinha preconceito. Achava que o Jamie tinha viajado na batatinha para criar um programa em que se faz receitas fenomenais em 15 minutos. Grande bobagem, pensava eu. Como é sempre bom vencer essas barreiras pessoais, um dia me forcei a ver um episódio e, tirando a parte do cronômetro, achei sensacional. Sério. As receitas são as melhores e o principal: fazíveis. Já explico: faz tempo que comprei meu primeiro livro do cozinheiro e, apesar de ótimo, tem muitas frescuras e ingredientes que nunca ouvi falar. As receitas de 15 minutos são super humanas! Os ingredientes mais cri-cris são encontrados em qualquer empório mais selecionado (em Goiânia: Piquiras, Casarão ou Sírio Libanês) e nem custam muito caro. Pois bem. Me apaixonei, corri na Fnac e já comprei o livro da série.

Estava aguardando um momento de estrear e foi hoje, quando estou com hóspedes brasilienses em casa. Quis mostrar todo meu remelexo na cozinha e escolhi fazer o Frango dourado com vegetais e batatas gratinadas. Ficou apenas maravilhoso e fez sucesso entre as visitas (mission accomplished!). Fotografei o resultado final (confesso que a preparação foi completamente caótica, afinal a receita é descrita para ser concluída em 15 minutos. Impossível!) e mostro aqui para vocês, juntamente com o passo a passo desse prato que serve bem quatro pessoas.

foto frango3

batata gratinada

Gratinado:

800g de batata
3 cebolas (não foram usadas porque um dos donos da casa – não eu – detesta cebola)
azeite
1 cubo de caldo de galinha
1/2 maço de sálvia fresca (muita emoção!)
100ml de creme de leite
30g de parmesão

Corte as batatas em fatias bem finas e coloque em água fervente até começar a amolecer (quanto mais fina a fatia, mais rápido é). Pegue uma travessa (a que você vai levar ao forno), ligue duas chamas do fogão e a use como uma grande panela para fritar as cebolas em rodelas no azeite. Dissolva o caldo de galinha dessa mistura (se precisar colocar um pouco de água, ok), rasgue a sálvia em cima e mexa. Tempere com sal e pimenta. Depois escorra as batatas, jogue-as na assadeira, mexa, coloque o creme de leite, o parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido com temperatura alta.

Frango:
4 filés de frango
alecrim fresco
bacon em fatias defumado

Tempere os filés com sal, pimenta e o alecrim. Bata neles com alguma coisa para o tempero entrar (usei um amassador de limão de caipirinha, rs.). Leve-os à frigideira. Quando estiverem quase prontos, coloque as fatias de bacon e espere dourar.

Vegetais:
200g de minialho-poró (não foi usado porque fiquei com preguiça)
200g de espinafre
200g de ervilha congeladaz

Frite o alho poró no azeite. Acrescente a ervilha e o espinafre. Sirva quando as folhas murcharem.

fotofrango2

 

foto livro

Fala sério. Tem muitas etapas (de novo: impossível de fazer em 15 minutos), mas é muito fácil e gostoso. Já entrou para minha lista de receitas finas para dias especiais.

