bolo de cenoura da gringa

♫ Céu | Chegar em mim

bolo1

Fim de semana pede bolo. Falei que ia tentar fazer o de maçã que comi no Ateliê do Grão, mas decidi fazer um outro que está há mais tempo na fila de espera das minhas experiências culinárias: bolo de cenoura da gringa. É muito diferente e muito mais gostoso do que o brasileiro (e olha que a nossa versão já é deliciosa). Vendo a Bela Gil fazer essa receita dias atrás, morri de felicidade, porque sou apaixonada nessa receita e sempre quis fazer. Aproveitei o empurrãozinho do acaso e saí para comprar os ingredientes que faltavam na minha cozinha.

Pelo programa de TV saquei porque essa versão gringa é tão boa. Vai tanta especiaria, tanta castanha e uva passa e baunilha que um pedaço já é uma explosão de sabores. A cenoura é coadjuvante na história. A calda usada pela Bela era à base de Agar Agar (uma espécie de gelatina sem sabor), mas eu quis ficar no tradicional e fiz uma ganache de chocolate (que também pode ser uma mousse de chocolate quando quiser uma sobremesa rápida e gostosa).bolo2

Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma com óleo e farinha.

Ingredientes da massa:
3 copos de farinha de trigo integral
2 e 1/2 copos de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de sal
1/2 copo de água
4 ovos
1e 1/2 copo de óleo (Bela Gil usou de coco, mas disse que pode ser qualquer outro. Eu usei o de canola, que já tinha aqui mesmo)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
2 copos de cenoura ralada
1 copo de avelãs picadas (ela usou nozes, mas eu quis aproveitar um pacote de avelãs que já estava aberto na geladeira)
1/4 de copo de uva passas

Em uma tigela, misture os ingredientes secos: farinha, açúcar, fermento em pó, sal e especiarias. Misture bem e reserve. Em outra tigela, misture os ingredientes molhados: água, ovos, óleo e baunilha. Despeje o mix de líquidos no mix da farinha e misture delicadamente. Adicione as avelãs, cenouras e passas, continue a misturar até ficar tudo homogêneo. Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 35-40 minutos. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos. Retire da forma, espere esfriar mais um pouco e então espalhe a ganache.

Ganache:
200g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite

Pique o chocolate em pedacinhos e leve ao banho maria com o creme de leite, sempre mexendo. Quando o chocolate derreter por completo e se misturar ao creme de leite, adicione uma colher de chá de licor, conhaque, rum ou outra bebida destilada (opcional), mexa e leve à geladeira até ficar resistente. Espalhe sobre o bolo.

Advertisements