salpicão revisitado

♫ Lucas Santtana | É sempre bom se lembrar

IMG_0623Vi a Rita Lobo fazer essa receita no programa dela uma vez (sim, sou viciada em programas culinários) e nunca mais saiu da minha cabeça. Fiz uma noite para amigos e foi sucesso geral – não sobrou um pedacinho de frango para contar história. Desde então, faço com frequência aqui em casa. E quando demoro muito para fazer de novo, ouço reclamação, rs. Por isso, pense bem antes de fazer! Acho que você nunca mais terá sossego.

Frango:
2 dentes de alho amassados com sal
2 peitos de frango
2 sobrecoxas

Pré-aqueça o forno a 180º. Tempere o frango com o alho, passando a pasta por debaixo da pele, e acomode-o em uma travessa. Jogue uma xícara de vinho branco na forma e deixe assar por 1h20 com papel alumínio. Depois tire o papel e deixe por mais 10 minutinhos. Quando pronto, desfie a carne com cuidado para não deixar passar nenhuma pele ou ossinho. Se quiser que renda mais, desfie bem; se quiser que fique mais saboroso, deixe pedaços maiores 😉

Molho:
2 embalagens de yogurte natural
1/4 de xícara de azeite
1 col. sopa de curry
sal

Misture tudo e reserve.

Outras delícias:
2 talos de salsão fatiados bem finos
1/3 de xícara de uva passa hidratada com 2 col. sopa do caldo do frango (que sobrou na forma!)
salsinha picada
1 limão
2 maçãs cortadas em tiras finas
nozes para salpicar (opcional)

Coloque o frango desfiado em uma tigela e jogue por cima o restante do caldo que sobrou na forma. Acrescente o salsão, a uva passa, salsinha picada, suco do limão, maças e, por último, o molho. Finalize com as nozes.

Caio pedindo para eu fazer o salpicão esta semana aqui em casa em 3, 2, 1…

Advertisements