como fazer uma horta urbana

♫ Novos Baianos | Mistério do planeta

horta1

Moro em apartamento pequeno, mas pela quantidade de plantas que insisto em ter, inconscientemente acho que habito uma casa enorme com quintal e área suficiente para ter uma horta farta. Infelizmente as plantinhas não acham o mesmo e continuam insistindo em morrer. 😦 Quando fiquei sabendo que a prefeitura está dando cursos gratuitos sobre Horta Urbana Sustentável, não contive a felicidade. Já liguei no Departamento de Agricultura Familiar da Semic (Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços) e me inscrevi para uma das turmas disponíveis. O curso é dividido em módulos e no primeiro semestre rolou a primeira parte. No próximo semestre, estarão abertas as inscrições para o módulo II. Quem não fez o I, acho que não tem problema, até porque foi bem introdutório. Então recomendo ligar lá no Departamento responsável e se informar (veja o telefone no fim).

horta3

A aula é bem tranquila, só um dia pela manhã. Fiquei surpresa com a quantidade de gente que se interessa pelo assunto (e há gente de todo tipo: senhores, jovens, estudantes, doutores, donas de casa etc.). Turma legal e interessada. O professor Adib Pereira deu várias dicas interessantes sobre plantio, compostagem, manutenção e plantas que um dia foram tradicionais, mas que hoje perderam espaço para a agroindústria. Cheguei em casa empolgada e querendo logo colocar a mão na massa. Dessa vez minha horta vinga! Abaixo, coloquei o passo a passo que foi ensinado na hora do plantio de mudinhas codimentares.

horta4

1º) Forre o vaso com brita, cascalho ou pedaço de telha.
É importante para a terra não entopir os buracos do fundo do vaso (se seu recipiente não for perfurado, faça isso antes!). A água não pode ficar acumulada no vaso, tem que ter para onde correr. Se houver acúmulo de água, a raiz apodrece e aí já era. Aliás, uma dica de manutenção importante: nunca molhe a planta até escorrer aquele tanto de água. Assim os nutrientes da terra vão todos embora. A irrigação deve ser apenas para umidificar a terra. Então coloque mão na terra e sinta a necessidade da planta.

2º) Coloque a terra
Não aperte ou compacte. A terra deve ficar fofa e aerada.

horta5

3º) Coloque a muda
Cuidado para não dobrar a raiz. Ela tem que ficar esticadinha. No caso das mudas que comprei, a raiz já veio toda embaraçada e apertada. Como não dava para esticar, o que eu fiz foi dar uma afofada nela. Se usar sementes ao invés de mudas, lembre-se de que elas devem ficar mais superficiais, só com uma pequena camada de terra.

4º) Envolva cuidadosamente a terra na planta
Palavras do professor Adib: “Você tem que preparar a cama da planta, tem que ser gostosa e aconchegante”.

5º) Aperte a terra só na base do caule
Assim deixa a planta firme para crescer.

horta7

6º) Proteja a terra
A terra tem que ficar protegida das agressões naturais, então é bom colocar umas folhas secas embaixo da plantinha. Como eu não tinha folhas secas e meus vasos são pequenos, coloquei aquelas madeiras de orquídea. Tomara que dê certo! No mínimo ficou bonitinho.

7º) Irrigue
Cuidado para não colocar água demais. A água não pode escorrer. Para ter um controle maior, estou usando um borrifador de água. Os melhores horários para irrigação são de manhã ou no fim da tarde. Sempre sinta a umidade da terra para saber a necessidade da planta. A terra tem que estar sempre úmida.

horta2

8º) Bronze
A planta tem que tomar sol! Se não tiver um mínimo de 2 horas de sol por dia, as chances dela morrer são grandes. A melhor luz é a da manhã, mas na falta dela, qualquer horário vale.

Outras dicas: Para controle de pragas, não use veneno, por favor! Faça um controle manual (arrancando os insetos com a mão – sem medo!). Se quiser, faça um chá de pimenta do reino e dê uma borrifada nas plantas. Funciona bem. Para nutrir o solo, além de compostagem e húmus, o professor disse que misturar cinzas na terra é muito bom também. No mais, é só dar amor e carinho! Vamos ver se minha horta vai ser bem-sucedida dessa vez!

horta6

*Departamento de Agricultura Familiar da Semic: 3524-2139

Advertisements