cookies da celebração

♫ Earth, Wind & Fire – September

Estou de fééééééérias!!! É muita felicidade para uma pessoa só. E olha que eu nem tenho nenhuma viagem sensacional programada. Dessa vez, como minha mãe está vindo nos visitar, vou ficar por aqui mesmo. Vou aproveitar para – além de matar a saudade dela, claro – colocar algumas coisas em ordem, estudar um pouco e curtir Goiânia. Me coloquei o desafio de fazer pelo menos um programa legal por dia de férias, mesmo que simples. Vou relatar tudo aqui a partir do próximo post e mostrar que existe, sim, muita coisa para se fazer na cidade.

E para comemorar meu último dia de trabalho (ou melhor, última manhã de trabalho), cheguei em casa, peguei meu caderninho de receitas, botei a mão na massa e fiz um dos quitutes mais festivos que existem (pelo menos aqui em casa): cookies. É só falar na palavra que já vejo uns sorrisos se abrindo. E o melhor de tudo é que é muito simples e rápido de fazer. Se liga:

Ingredientes:
125g de manteiga
1/2 xícara de açúcas mascavo
3/4 de xícara de açúcar branco
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
300g de chocolate meio amargo*

*Pode substituit por castanhas, raspas de limão, uva passa ou o que mais lhe agradar 🙂

Pré-aqueça o forno a 180º. Misture primeiro os açúcares, a manteiga e a baunilha até virar um creme. Acrescente o ovo. Peneire a farinha e o fermento e adicione à massa aos poucos. Bata bem até ficar homogêneo. Acrescente o chocolate picadinho e mexa até ficar bem distribuído. Coloque bolinhas da massa (eu gosto de colocar a medida de uma colher de sopa cheia) em uma forma untada com mateiga e farinha. Leve ao forno por rápidos 15 minutos. Quando tirar do forno, a massa ainda estará um pouco mole, mas deixe esfriar que vai ficar no ponto. Aí é só se jogar! Ainda bem que a receita é light!

**Pela medida que uso, rende aproximadamente 10 unidades grandes.

cookies1

cookies2

cookies3

cookies4

cookies5

cookies6

cookies7

